
foto: reprodução
O Corinthians enfrenta um cenário desafiador e tem apenas uma opção viável para assegurar sua classificação na Copa do Brasil de 2025. A seguir, você poderá entender melhor a situação atual do clube e os passos necessários para alcançar esse objetivo.
Para ter a vaga no torneio eliminatório, o Corinthians tinha quatro possibilidades ao começo do ano:
- Ficar entre os cinco melhores do Paulista
- Ganhar a Copa do Brasil de 2024
- Encerrar o Brasileiro de 2024 dentro da zona de classificação para a Libertadores
- Ganhar a Sul-Americana de 2024
No campeonato estadual, a equipe liderada por António Oliveira não conseguiu avançar para a fase de mata-mata, terminando na 11ª posição da tabela geral. Com essa eliminação, o clube não terá mais a oportunidade de conquistar uma vaga na Copa do Brasil. Além disso, o Timão decidiu não participar da Copa Paulista, que oferece uma vaga na competição ao time campeão, o que limita ainda mais suas chances de sucesso.
No que diz respeito ao Campeonato Brasileiro, o Corinthians está atualmente na 17ª posição, acumulando apenas 32 pontos, o que representa uma diferença de 17 pontos em relação ao Internacional, que é o primeiro time dentro da zona de classificação. De acordo com uma análise do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances do Timão conseguir uma vaga na Libertadores são extremamente baixas, estimadas em apenas 0,002%. Diante desse panorama, a única alternativa que resta ao clube é buscar uma classificação para a Copa Sul-Americana.
O Corinthians está prestes a enfrentar o Racing, da Argentina, nas semifinais da competição. O primeiro jogo acontecerá na Neo Química Arena nesta quinta-feira, e a decisão ocorrerá no país vizinho, no dia 31. Na outra chave do torneio, o Cruzeiro se medirá contra o Lanús, também da Argentina, na disputa por uma vaga na final. Essa decisão está programada para ser realizada no UENO La Nueva Olla, localizado em Assunção, no Paraguai, e está prevista para o dia 23 de novembro. Essa fase do campeonato promete grandes emoções e disputas acirradas entre os times.