Fotos: Gilvan de Souza e Leandro Amorim
Dois gigantes do futebol brasileiro, Vasco e Flamengo representam uma rivalidade antiga e riquíssima. Vale destacar que os clubes já duelavam forte no remo, esporte popular até a década de 1930. Portanto, é um clássico cascudo e tradicional, o maior do Rio de Janeiro.
Fique ligado nas notícias do Flamengo e leia este artigo sobre grandes duelos do Clássico dos Milhões:
O timaço do Expresso da Vitória
Em 1949, Vasco e Flamengo se enfrentaram em São Januário. 21 de agosto, aniversário do Vasco de 51 anos. A torcida vascaína recebeu um grande presente, uma goleada em cima do rival.
O Flamengo estava na esperança de quebrar um longo jejum sem vencer o Vasco da Gama. Começou bem a partida, fazendo 2 a 0 em menos de 10 minutos. Gols relâmpagos que fizeram São Januário se calar.
O Expresso da Vitória sempre tinha uma carta na manga, esquadrão vascaíno que tornou a vida do Flamengo um inferno. Danilo Alvim colocou o Vasco de volta no jogo. Em seguida, Maneca brilhou ao marcar dois gols, revertendo o placar para 3 a 2.
Nestor e Ipojucan fizeram um gol cada e terminou assim, 5 a 2 para o Vasco do Expresso da Vitória. Vale destacar a atuação de gala do Ademir “Queixada”.
O Vasco foi campeão carioca invicto em 1949. Foi uma época de soberania vascaína em cima do Flamengo, que voltou a vencer o rival apenas em 1951. Foram sete anos de jejum.
Dia difícil para os goleiros
Em jogo válido pela 7ª rodada da Taça Rio de 2000, Vasco e Flamengo empataram em 3 a 3. Um verdadeiro jogaço no Maracanã. O Rubro-Negro chegou a estar vencendo por 2×0.
Foi um dia difícil para os goleiros, até porque havia ótimos finalizadores em campo. Edmundo, Viola, Petkovic…
Juan deixou o Flamengo na frente e, em seguida, Pet surpreendeu o goleiro Helton e fez um gol olímpico. Como sempre, o camisa 10 gostava de ousar.
Sendo derrotado por 2 a 0, o Vasco não desistiu. Correu atrás e empatou com gols de Edmundo e Juninho Pernambucano. Lançado por Athirson, Reinaldo colocou o Mengão na frente de novo. 3 a 2. O clássico pegou fogo do início ao fim!
Em busca do empate, o Vasco foi para o ataque e o gol saiu. Viola igualou o placar. Terminou assim mais um clássico marcante entre Vasco e Flamengo, disputado a plenos pulmões.
Petkovic ao resgate
Foto: Hipólito Pereira/ O Globo
O jogo que consagrou Dejan Petkovic como ídolo do Flamengo. Final do Campeonato Carioca de 2001, Maracanã com mais de 60 mil pessoas. “Depois do nascimento das minhas filhas, o mais lindo momento da minha vida”, disse Pet após o encerramento da partida.
Vasco e Flamengo decidiram o título do Carioca de 2001. O Rubro-Negro precisava vencer por dois gols de diferença. Não faltou garra para isso acontecer.
Na saída do intervalo, o clássico estava 1 a 1. Gols de Edilson, para o Flamengo, e Juninho Paulista, para o Vasco. Aos 8 minutos do segundo tempo, Edílson marcou o segundo dele e colocou o Mengão na frente. Faltava apenas um gol para o time comandado por Zagallo.
Aos 43, uma oportunidade caiu do céu, uma falta central para Petkovic bater. O camisa 10 venceu o goleiro Helton, viu a bola estufar a rede e saiu como o herói. Carrasco do Vasco.
Em uma narrativa surpreendente e emocionante, o Flamengo se tornou tricampeão carioca pela quarta vez em sua história.